Por que o Marketing tradicional não funciona na internet

O grande erro que muitas empresas cometem quando iniciam suas ações no marketing digital é acreditar que ele funciona da mesma maneira que o marketing tradicional e começam a enviar mensagens dos produtos para diversas pessoas mesmo que elas não estejam interessadas.

erros-marketing-digital

 

Mas as empresas começam a agir assim porque é o ambiente que a maioria dos profissionais foram criados e passam a enxergar o marketing somente dessa forma.

O modelo tradicional deu muito certo antigamente, seguindo uma premissa de que “a mensagem da empresa é apresentada através de interrupção”. As propagandas exibidas na televisão ou no rádio interrompem seu programa.

Os anúncios expostos nas revistas tomam uma página e cortam sua leitura. Os operadores de call-center interrompem suas atividades durante o dia. Inclusive os entregadores de panfletos  aproveitam quando você para no trânsito.  Dessa maneira quanto maior o número de pessoas alcançadas de uma só vez, mais cara fica a interrupção.

O marketing tradicional está morto!

O marketing tradicional está ultrapassado e não surgem mais tantos efeitos. Acontece que muitas pessoas ainda estão atuando nesses papéis tradicionais de marketing e podem não perceber, mas estão operando dentro de um paradigma totalmente ultrapassado.

Você só precisa prestar mais atenção nas mídias tradicionais, elas estão perdendo relevância. Os compradores estão checando informações sobre algum serviço ou produto em seus próprios termos, através da Internet, ou através de fontes externas à empresa e até com as opiniões de consumidores nas mídias sociais.

Então é fato que no ambiente atual onde a influência das mídias sociais está cada vez maior, o marketing tradicional não funciona direito e também já não faz mais tanto sentido.

Nas mídias tradicionais o consumidor não tem a opção de não ser abordado pela propagando e se tivesse com certeza não queria ser interrompido por essas propagandas.

marketing-tradicional-marketing-digital

 

O marketing tradicional não funciona na internet

Os consumidores mudaram, estão mais exigentes e adoram quando algumas empresas enviam uma propaganda que chame atenção e que seja relevante, mas isso na internet.

O marketing tradicional é considerado invasivo e interruptivo, justamente porque a interrupção gera resultados opostos ao esperado, não é interessante e sua comunicação pode até gerar aversão.

O marketing tradicional pode acontecer nas seguintes situações:

 

Você está assistindo um filme e na melhor cena aparecem os comerciais

Você recebe uma ligação de call center e ela acaba interrompendo algo importante que você estava fazendo.

Recebendo diversos panfletos na rua

 

Quem investe em um outdoor, por exemplo, não tem como saber qual foi o alcance que ele te deu, o mesmo acontece com uma propaganda que passa na televisão, em alguns casos é impossível mensurar os resultados das ações de marketing tradicional.

Analisando o marketing digital é notório que ele possibilita um controle maior sobre os resultados. No que tange ao envolvimento, aos cliques, as visualizações e as compras.

 

marketing-Digital-600x400

E o melhor é que com o advento dos bloqueadores é possível promover conteúdos relevantes e de qualidade e que alcancem o seu público especifico e ainda consegue fidelizar clientes.

O marketing tradicional já não funciona mais e as empresas que ainda aderem a esse tipo, precisam urgentemente inovar e deixar de ser refém desse tipo de marketing.

Mas o grande problema do marketing tradicional é que ele não está acompanhando as mudanças de hábitos dos consumidores. É notório que o contato de porta em porta e as vendas locais foram superados pelas mídias sociais.

Além disso, na Internet é mais difícil que uma marca interrompa sua atenção. E na internet também existe um baixo custo e sem duvidas o alcance é muito maior, pois as pessoas vivem online nos dias de hoje.

E a grande vantagem disso é que no marketing digital as empresas possuem todas as condições de brigar de forma igual com as grandes empresas, diferentemente do que acontece no marketing tradicional. Com as mídias sociais não manda quem tem mais dinheiro e sim quem tem mais criatividade e conteúdo.

Add Comment

Share This